Praça do Bairro Aimoré recebe o nome de Alexandre João Durante
- 10/06/2023
- 0 Comentário(s)
Outros quatro projetos foram aprovados pelos vereadores (Foto: Marcio Steiner)
Arroio do Meio – Na última quarta-feira, dia 7, foi realizada mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo de Arroio do Meio, sob a presidência de Paulo Heck (MDB). Na ocasião, retornou no seu período de licença de 30 dias, a vereadora Adiles Meyer (MDB). Do mesmo partido, está de licença pelo mesmo período, contando de 1º de junho, Maria Helena Matte. Quem ainda segue licenciado é Rodrigo Kreutz. Com isso, continuam na casa os suplentes Fernando Kuhn e Michele Zanotelli.
Na ordem do dia estiveram cinco projetos oriundos do Poder Executivo, dois deles em regime de urgência, e uma matéria do Poder Legislativo. Todos foram aprovados por unanimidade.
A matéria 039 autoriza o Poder Executivo a aprovar o projeto de loteamento de interesse social de propriedade de Lauri Friedrich e José Friedrich, cuja superfície total é de 24.765,65 m², situado na Rua Érico Veríssimo, no Bairro Medianeira. Conforme a mensagem justificativa, o loteamento de interesse social, conforme legislação em vigente, é aquele realizado com a autorização ou interveniência do Poder Público, em que os valores dos padrões urbanísticos são especialmente estabelecidos com o objetivo de estimular a construção de habitação de caráter social, para as classes de população de menor renda.
O projeto 041 que concede a denominação para quatro ruas localizadas no Loteamento Residencial Alta Vista, no Bairro Medianeira. As vias ficam denominadas como: Rua Norma Black; Rua Benjamin Black; Rua Ivanor Black; e Rua Gonzalo Antônio Yepez Moreira. O vereador Nelson Paulo Backes (PDT) frisou que é um projeto que vem ao encontro daquilo que se pede. Feliz pela denominação dos nomes de pessoas que fizeram algo pelo município. Os demais vereadores também foram favoráveis à iniciativa e aprovaram o projeto por unanimidade.
A matéria 043 que concede autorização ao chefe do Poder Executivo Municipal a ausentar-se do país, no período de 18 a 31 de julho, para viajar à cidade de Boppard, na Alemanha, sem ônus para o município. A viagem tem por objetivo representar o Município de Arroio do Meio e acompanhar a delegação de jovens que farão o intercâmbio visando a troca de vivências culturais, sociais e econômicas do interesse de cidadãos de ambas as cidades.
Em regime de urgência, o projeto 045, que autoriza o Poder Executivo a custear despesas decorrentes da realização do evento Trilha dos Namorados, a transcorrer no dia 18 de junho de 2023, promovido pela Associação Esportiva Morro Gaúcho na pedreira do Morro Gaúcho, limitando-se o valor das despesas em até R$ 2 mil.
Também em regime de urgência, o projeto 048, que autoriza o Poder Executivo a celebrar contratos administrativos para atender necessidades temporárias, para os cargos de Fiscal Municipal (uma vaga) e Nutricionista (duas vagas). A contratação temporária decorre da necessidade de substituição de servidor que requereu exoneração do cargo, até o regular provimento deste por ocasião da homologação de concurso público, bem como substituição de servidores em gozo de férias, aposentadoria e afastamentos legais decorrentes de licença saúde e exonerações, necessidades de urgência de contratação e aumento de demandas. O contrato firmado nos termos desta Lei terá validade de seis meses, podendo ser prorrogados, por igual período, até o limite de 12 meses. Contudo, foi apresentada emenda ao projeto, por parte da bancada do MDB, rezando que os contratos firmados terão validade até 31 de dezembro de 2023.
E o projeto legislativo, de autoria da vereadora Alessandra Bord (Progressistas), que denomina como “Praça Alexandre João Durante”, a praça pública, localizada na Avenida Carlos Suhre, quadra 7, lote 9 no Bairro Aimoré, no Município de Arroio do Meio. Na discussão, a vereadora apresentou uma justificativa, trazendo parte da história de vida de Durante e sua participação e colaboração para comunidade arroio-meense. Lembrando que, durante o uso de seu tempo regimental, apresentou um vídeo com o depoimento de moradores da avenida, em favor da denominação da praça com o nome proposto.
Grande Expediente
Alessandra Brod (Progressistas) - No uso do seu tempo regimental, prestou uma homenagem a pessoa de Alexandre João Durante, considerado importante morador da Avenida Carlos Suhre, no Bairro Aimoré. Agradeceu os diversos moradores que se fizeram presentes na sessão, a seu convite. A vereadora apresentou um vídeo, produzido por ela, com os moradores da avenida, a respeito da importância do saudoso Durante. A vereadora apresentou um projeto legislativo que denomina como “Praça Alexandre João Durante”, a praça pública, localizada na Avenida Carlos Suhre. Projeto que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Marcelo Schneider (MDB) – Agradeceu a administração municipal pelo pedido atendido, ou seja, a colocação das tabelas de basquete. Lamentou as dificuldades do setor do planejamento, com a saída do fiscal e, com o auxiliar de férias, não ficou ninguém para atender a comunidade. Disse que é péssimo para quem empreende. Questionou o descaso com este setor tão importante para a sociedade. Disse que é falta de cuidado com as pequenas coisas. Que há dificuldade de diálogo da administração, entre outros, com os vereadores. Que no início da administração foram afastadas todas as pessoas que poderiam representar algum perigo para a gestão. Deu como exemplo os colegas Rodrigo Kreutz, Cesar Kortz e Helena Matte, que foram realocados dos locais que estavam prestando um bom trabalho. Disse que o governo está preocupado em perseguir adversários políticos e não em fazer gestão. “São 30 meses de governo e não foi feito um único concurso para suprir as necessidades”. Ainda, registrou que Estrela estava em festa pela conquista da traumatologia e que “nós perdemos pela falta da UTI, que foi prometida para o final do primeiro ano do atual governo”.
Michele Zanotelli (MDB) – Agradeceu pela iluminação implantada da Rua Balduino Kuhn, tendo a Administração atendido seu pedido feito na última sessão. Assim como, pela passagem das máquinas nas estradas de terra nas vias do bairro, ajudando a comunidade. Pediu por conserto de meio-fio no trevo de acesso à cidade. Por manutenção das pracinhas e reformas de brinquedos, assim como, a renovação e limpeza das áreas verdes e praças públicas. Disse que moradores do Vale do Arvoredo e Alto do Arvoredo, organizaram uma ação entre amigos para a compra de brinquedos, mas pedem ao município a instalação de um centro de lazer. Por último, trouxe uma mensagem de motivação aos gincaneiros.
Nelson Paulo Backes (PDT) – Contestou o colega Marcelo Schneider ao falar sobre a professora Mara Fornek. Disse que ela não foi prejudicada, que sim, por opção própria quis trabalhar em Lajeado. “Ela foi convidada para trabalhar em Arroio do Meio e optou Lajeado. Não falem coisas por ela”. Assim como, a respeito dos demais casos, “cada administração age como achar melhor. Deslocar é natural”. Destacou também que teve um encontro com cerca de 15 pessoas da área central, intitulado “grupo de amigos”, apartidário, para levantarem coisas que a cidade precisa. Entre os itens estão calçadas de passeio, arborização, praça e outros, que serão levados à administração. Cumprimentou o trabalho de Alessandra Brod pela denominação da praça do Bairro Aimoré. Enalteceu tudo que o homenageado fez pela comunidade. Backes destacou uma matéria do jornal sobre o munícipe Nairo Link, com 30 anos de talento no teatro. Em nome dele destacou os demais envolvidos com a cultura. Disse que está sendo elaborado um plano cultural e destacou algumas ideias que possam ser implantadas. Por último tocou na privatização da Corsan e disse acreditar não ser um bom passo.
Cesar Kortz (MDB) – Falou de seu requerimento, sobre calçadas defeituosas, sugeriu um projeto em parceria com os moradores para reforma e arborização consciente. Destacou sua preocupação com e a dos agricultores com a Languiru. Disse que os produtores estão desassistidos e que poderia haver um levantamento da administração para se procurar uma saída para estes. Avaliou que o prefeito foi infeliz em entrevista para a Rádio Independente, quando deixou muito preocupado os produtores da Dália. O vereador pede também levantamento para ver o impacto que vai causar no município. Em outro assunto disse que o previa aconteceu. Comentou que há mais de ano pediu a reforma do asfalto do Passo do Corvo, que está com vários buracos. Que já fez mais de dez pedidos pelo conserto e não foi dada atenção. Lamentou que no dia 28 de maio uma mulher caiu de moto e que fraturou o tornozelo, tendo que realizar cirurgias. “Algo que poderia ter sido evitado. Que sirva de lição, que se atendam os detalhes”. Por último, ainda citou alguns locais com pontos a serem atendidos.
José Elton Lorscheiter, o Pantera (Progressistas) – Falou de mobilidade urbana, destacando um pedido feito na gestão passada e que agora está sendo atendido, a respeito da Avenida Presidente Vargas, reduzindo o estacionamento para apenas um lado da via. Disse que alguns terrenos estão sendo preparados e que podem ser utilizados como estacionamento público. Ainda discorreu sobre a construção de uma nova ponte, ao lado da de ferro, entre Arroio do Meio e Lajeado. Que o assunto foi discutido e em Porto Alegre e que em 45 dias o projeto estará pronto. Garantiu que a ponte será executada, com recursos do governo do estado e dos dois municípios. Lembrou ainda que a ponte antiga será preservada, também por ser um ponto turístico. Sobre a gincana, frisou que vai ter vitoriosos, mas jamais derrotados. Parabenizou o evento e os envolvidos. Sobre o concurso, disse que vai ocorrer, pois foi feita a licitação. Dizem que falta engenheiro, mas a oposição tirou a vaga com emenda. Assinalou que estão comentando que está tudo errado na gestão. Assinalou que “ninguém é perfeito, mas estamos nos propondo a fazer o que foi prometido. O asfalto do Passo do Corvo será reformado. Uma obra mal feita. Na boca da eleição”. Lamentou mais uma vez que estão falando em perseguição política e reforçou que as pessoas estão trabalhando nos seus setores.
Roque Haas, o Rocha (Progressistas) – Falou dos agricultores, que são verdadeiros heróis diante das dificuldades do dia a dia. Que os produtores voltaram a ser valorizados. Que o incentivo que era de R$ 500 hoje está em R$ 1,8 mil. Além disso, projetos estão tendo 25% de ajuda se o investimento do produtor foi de até R$ 20 mil. Ainda, disse que houve aumento das horas máquinas.
A respeito da Saúde, disse que o Posto que na gestão anterior fechava às 17h agora funciona até as 20h. Que em 2017 foram 38 mil consultas anuais e que em 2022 foram 79 mil. Disse ainda que a UTI é prometida há cerca de dez anos. Agora será feita. Quanto às escolinhas de educação infantil, eram 540 crianças nas creches e hoje são 1.024, praticamente zerando as filas. Quanto aos asfaltos, disse que na gestão anterior foram começadas quatro ou cinco obras e quando perderam a eleição, devolveram o dinheiro em vez de concluir as obras. “Agora isso é prioridade”. Disse ainda que foram mais de 45 ruas calçadas nos bairros. Ainda, que o calçamento de Rui Barbosa também será realidade. Lamentou o fato de a oposição ter sido contra um projeto para facilitar a contratação de pessoas para trabalhar nas obras. A respeito do monumento do gaúcho, disse ser um investimento invejável. “Certamento os demais municípios do estado gostariam de ter. Além disso, não terá investimento de dinheiro público”. Quanto a questão do colega do legislativo e funcionário público Rodrigo Kreutz, disse que ele foi chamado para o gabinete do Executivo e falou que desejava trabalhar em Arroio Grande, “Não há perseguição política”.
Adiles Meyer (MDB) – Destacou que a história de Arroio do Meio começou a quase um século, diante disse sugeriu, apaziguar os ânimos acirrados. Frisou que as discussões são saudáveis para o crescimento. Em relação ao seu requerimento, trouxe a demanda da Rua Marechal Floriano com a Júlio de Castilhos, que registrou vários acidentes. “As pessoas estão pedindo providências. Em 2021 foi pedido uma faixa elevada, o que poderia evitar alguns contratempos”. Quanto a VRS-811, disse que na curva, próximo do Esperança de Rui Barbosa, está perigoso para acidentes. Falou da necessidade urgente de atenção para a rodovia. O presidente da câmara disse que está esperando agenda com o Daer. Quanto ao Travessão Dona Rita, disse que a estrada precisa urgentemente atenção especial, com colocação de material. Disse que durante a sua ausência, acompanhou falas de colegas a respeito de emprego. Frisou a necessidade de vagas especializadas. Que o município busque junto sine quais as necessidades e buscar cursos para o município. Se demonstrou feliz pela realização da feira agrícola de Forqueta, que foi criada na gestão do prefeito Klaus Schnack. Ainda, fez referência a feira gastronômica, onde os visitantes se sentem à vontade para circular. Por último, enalteceu a obra do gaúcho.
Vanderlei Majolo (Progressistas) – Falou a respeito do projeto 44, a respeito da recuperação de crédito. Que é de grande importância para a população, onde as pessoas que não conseguiram saldar seus débitos, têm oportunidade de acertar de forma parcelada. Ainda, sugeriu um levantamento a respeito de pendências com casas populares. Que sejam regularizadas. Disse que na comunidade de Rui Barbosa, na sociedade de água, há dois tanques de 20 mil litros que foram colocados providencialmente sobre postes de eucaliptos e agora há perigo de queda. Frisou que agora administração conseguiu reativar um programa e será elaborado um projeto adequado para atender essa necessidade. Quanto a ERS-130, com a manifestação do governador que a curto prazo não haverá novidades para a rodovia, disse que as lideranças precisam fazer algo. Atrair atenção para que surja alguma questão nova. “É necessário uma iniciativa. Se preciso, se faça uma manifestação pacífica”.
Fernando Kuhn (MDB) – Falou do Bolsa Família. Que em 2013 em 229 famílias beneficiadas em Arroio do Meio e que em 2023 são 303, ou seja, um aumento de 32% em dez anos. Disse que essas famílias recebem R$ 600. Disse que, por outro lado, o salário inicial em uma empresa é de aproximadamente R$ 1,6 mil. O vereador lamenta tantos ganhando Bolsa Família, se há muitas vagas de emprego. Disse que há a necessidade de qualificar a mão de obra, o que melhoraria para todos. Também falou do crescimento do turismo, mas questiona se estamos preparados para atender esse público que vai nos visitar. Sugere uma reunião para se identificar as deficiências para o preenchimento de vagas nas diferentes áreas. “É necessário especializar as pessoas”. Disse que em agosto haverá o reajuste do piso salarial para os profissionais da saúde. Falou do valor que virá para Arroio do Meio e disse que é merecido, havendo a necessidade da valorização desses profissionais. Observou que atualmente no município o salário de enfermeiro não chega a R$ 4 mil, podendo assim passar dos R$ 5 mil. Comentou que sugeriu a colocação de redutores na VRS-811 e que encaminhou a construção de uma ponte com o secretário estadual Jovir Costella.
Paulo Heck (MDB) – Falou da importância de se manifestar em favor da família Dália, que vem se desenvolvendo pelo estado. Principalmente pelos altos investimentos no município. Que a cooperativa é administrada com seriedade. Uma cooperativa transparente com o conselho. “Todas as empresas têm problemas financeiros, mas são cíclicos”. Disse que no final de semana o prefeito de Arroio do Meio teve um momento infeliz durante uma fala sobre a Languiru. Que na ocasião misturou a Dália, colocando-a na mesma situação da Languiru, o que é uma inverdade. Disse que todos, inclusive a diretoria foi pega de surpresa, recebendo ligações até do exterior. “A fala do prefeito repercutiu muito e trouxe dor de cabeça e vai levar tempo para a cooperativa recuperar a credibilidade. A desconfiança foi semeada. Ainda bem que foi emitida uma nota para tentar se explicar”. Reforçou que é preciso dar o apoio à cooperativa, que seguirá investindo em Arroio do Meio. Disse que a Dália está indo muito bem, obrigado. “Acreditamos no bom trabalho e na boa gestão da grande família Dália”. Quanto uma ponte ser construída ao lado da de ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, sugeriu que antes do projeto é preciso um estudo, o qual dirá se o local é o ideal, pois há uma grande tranqueira na Avenida Senador Alberto Pasqualini, em Lajeado. “Por que não colocar uma nova ponte na ERS-130 e abrir as ruas laterais”.
Os pronunciamentos na íntegra, em áudio, podem ser acessados em: https://camaraarroiodomeio.com.br/item/publicacoes/audio-das-sessoes/2023/03
Próxima sessão
A próxima sessão ordinária do Poder Legislativo de Arroio do Meio está agendada para às 18h30 do dia 21 de junho.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara dos Vereadores de Arroio do Meio
#Compartilhe