Município desperta interesse de investidores do turismo no Morro São José
- 20/03/2023
- 0 Comentário(s)
Grupo de investidores pretende construir um parque cultural e de entretenimento alusivo à cultura gaúcha, inclusive com a construção do monumento de gaúcho olhando para o vale em direção a região do pampa
Arroio do Meio - Em março de 2022, a Administração Municipal em uma atitude visionária, para fomentar o turismo, publicou o Decreto Nº 2.754, que trata sobre o reconhecimento de áreas, trechos, imóveis, públicos e privados, bem como de outros bens de Interesse Turístico do Município. Na ocasião, foram listados diversos estabelecimentos como Agroecologia Ferrari, Duas Meninas Garden, Área de Lazer e Camping Arroio Grande, Alambique Artesanal Maders e Aloha Espaço Natural, além de pontos turísticos já consolidados como a Igreja Matriz, Igreja de Pedra, Balneário Municipal, Casa do Museu, Ponte de Ferro, Área de Lazer Pérola do Vale, Morro Gaúcho, Morro São José e Morro Ventania.
Na prática, o Decreto permitirá a realização de consórcios públicos com outros Municípios e convênios com outros órgãos municipais, estaduais e federais, para fomentar a execução da política pública de turismo, incluindo a construção de parques, monumentos, áreas de lazer, bens culturais, restaurantes e hotéis, a fim de atender à demanda do turista que visitar o município.
O Decreto chamou a atenção de um grupo de investidores, que começou a articulação para a construção de um parque cultural e de entretenimento alusivo à cultura gaúcha, inclusive com a construção do monumento de gaúcho olhando para o vale em direção a região do pampa. A licença prévia foi protocolada na quinta-feira (16), junto ao Departamento do Meio Ambiente e anunciada durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda (20) no gabinete do prefeito Danilo Bruxel, acompanhado da vice Adriana Meneghini Lermen, secretários e vereadores. Segundo um dos idealizadores, o cuidado ambiental está na essência do projeto, pois o parque, além do turismo cultural e de entretenimento, está também focado no turismo de natureza, sendo o próprio bioma do local um atrativo para pesquisadores de todo o Brasil e até de outros países. Inclusive a proposta é de criar uma fundação cultural, de pesquisa e proteção do Morro São José e Gaúcho, incluindo as fontes de água, fauna e flora local.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jean Hinterholz
#Compartilhe