Município implanta sistema de coleta seletiva
- 31/01/2023
- 0 Comentário(s)
Administração e representantes da empresa Dartora estiveram reunidos na última semana (Foto: Daiane Laís Kalsing)
Arroio do Meio - Com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido, incentivar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e auxiliar na preservação dos recursos naturais, o município desde janeiro com a coleta seletiva de lixo. O novo formato de recolhimento prevê a separação do lixo em orgânico (compostável), reciclável (seco) e rejeito (comum), sendo que os resíduos deverão ser colocados em sacos separados e depositados nas lixeiras apenas nos dias e horários de coleta (conforme cronograma de recolhimento).
De acordo com o coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Paulo Régis Rheinheimer Júnior, a implementação do programa de coleta seletiva demonstra a preocupação do governo municipal com a gestão dos resíduos sólidos, destinando-os de forma correta, contribuindo com a qualidade ambiental e prezando pela sustentabilidade. Para isso, as atuais lixeiras estão sendo substituídas por novas, com espaço para destinar de forma separada o resíduo orgânico e seco.
“A Administração Municipal vai intensificar os trabalhos de divulgação e educação ambiental, a fim de orientar e estimular toda a população a participar ativamente do programa e realizar a separação correta dos resíduos de acordo com suas características e destiná-los aos locais adequados”, enfatiza. Uma das ações de divulgação da coleta seletiva consiste em envolver os alunos da rede municipal na criação de um mascote para a campanha. Outro objetivo é incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos nas casas, composto esse que pode ser utilizado em hortas e jardins, diminuindo consideravelmente a quantidade de resíduos que são destinados ao aterro sanitário.
Na última sexta-feira, dia 27, o prefeito Danilo Bruxel e demais membros da Administração participaram de uma reunião com representantes da empresa Dartora, responsável pelo recolhimento do lixo, para tratar sobre o sistema de coleta seletiva. Segundo o coordenador do Meio Ambiente, os dias de coleta do lixo seguem os mesmos, porém agora haverá um dia a mais em que o caminhão fará apenas o recolhimento do lixo seco.
Separação do lixo
Resíduo Reciclável (seco): jornais, papéis, revistas, papelão, cadernos, embalagens longa vida, tampas de garrafas, sacos e sacolas, garrafas PET, copos e potes descartáveis, plásticos e embalagens em geral, latas de aço, alumínio e embalagens metálicas em geral, isopor, copos, pratos e outros objetos de vidro, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, entre outros.
Resíduo Rejeito (comum): lenços, bitucas, cotonetes, papel higiênico, fraldas, absorventes, entre outros.
Resíduo Orgânico (compostável): restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, erva-mate, borra de café, sementes, restos de varrição da casa, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
#Compartilhe