Acervo do Museu Público Municipal deve ser catalogado de forma correta
- 18/01/2023
- 0 Comentário(s)
Higienização periódica de parte do acervo (Foto: Divulgação)
Arroio do Meio – Frequentemente os funcionários da Casa do Museu se deparam com objetos deixados na escadaria do prédio, sem nenhuma identificação. Na última semana, por exemplo, foi deixada uma embalagem com livros. E este não é o procedimento padrão. “Quando as peças apenas são deixadas na escadaria, o procedimento fica comprometido”, enfatiza o coordenador da Casa do Museu, Sérgio Nunes Lopes.
Segundo ele é importante o registro de entrada, que irá compor a documentação museológica, controlando toda informação referente à coleção da instituição. “Toda a documentação, seja fotografia, objeto tridimensional ou qualquer outro tipo de Cultura Material, precisa ser antes submetida à análise técnica dos profissionais do museu. O objetivo é criar uma identificação para o objeto, para posterior catalogação”, ressalta Lopes.
A orientação é de que todo acervo deva ser submetido a uma análise da coordenação do Museu, preferencialmente em seu lugar de origem. “Após essa análise se dá início ao processo de ingresso do material no museu ou não”, reforça.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
#Compartilhe