Utilize seu 13º salário de forma consciente com as dicas do Sicredi
- 15/12/2022
- 0 Comentário(s)
Com a educação financeira, a Cooperativa contribui para uma sociedade mais próspera (Foto: Divulgação)
O Sicredi tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico e social, com o crescimento dos associados e com a melhoria na qualidade de vida da sociedade.
Para auxiliar nessa transformação, o Sicredi participa da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) que acontece de 12 a 18 de dezembro, com conteúdos e dicas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro, promovendo uma vida financeira sustentável.
O segmento cooperativista tem sido protagonista dentro da Semana ENEF, liderando o número de iniciativas específicas e campanhas. Nesse contexto, o Sicredi tem se destacado constantemente, desde 2016, atuando no setor de educação financeira em diferentes partes do país.
Com o sucesso das iniciativas na Semana ENEF, o Sicredi desenvolveu um programa dedicado a promover a educação financeira de forma contínua e permanente, o Programa Nacional de Educação Financeira: o Cooperação na Ponta do Lápis.
O Programa auxilia as pessoas na construção de hábitos financeiros sustentáveis a partir de cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar.
Com o fim do ano se aproximando, chegam também os gastos adicionais, as confraternizações, presentes de Natal, além das despesas do início do ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, férias, entre outros.
Por isso, planejar a utilização do 13º salário com consciência é uma ótima dica para organizar o orçamento pessoal e familiar, suprindo as necessidades atuais e até contribuindo na construção de uma reserva financeira para os objetivos de longo prazo.
Confira algumas dicas que irão te ajudar a utilizar melhor esta renda extra e começar o próximo ano de forma mais tranquila:
1-Coloque as finanças em dia: aproveite o 13° salário para pagar possíveis pendências financeiras, principalmente aquelas com taxas de juros mais altas, como parcelas atrasadas do cartão de crédito e cheque especial;
2-Prepare-se para as despesas do início do ano: contabilize os gastos com IPTU, IPVA, material escolar e rematrícula da escola. Com o 13° salário, essas despesas podem ser pagas com mais tranquilidade, dando um fôlego no início do próximo ano;
3-Faça uma reserva financeira: aproveite o valor para iniciar sua reserva financeira para emergências e se prevenir contra imprevistos. A poupança é uma das modalidades de investimento para quem deseja guardar dinheiro;
4-Coopere com seus sonhos: invista uma parte do valor já pensando em um objetivo a longo prazo, como comprar uma casa, trocar de carro, fazer uma viagem.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi Região dos Vales