Aplicativo otimiza controle da produção leiteira
- 12/12/2022
- 0 Comentário(s)
Aplicativo Gestão do Leite – Produtor Languiru pode ser acessado gratuitamente com o uso de matrícula e senha do Cartão Azul (Foto: Éderson Moisés Käfer)
O gerenciamento digital de informações está cada vez mais em evidência no agronegócio. Esse modelo propicia uma série de vantagens que facilitam o cotidiano do produtor rural. Além de centralizar um variado e expressivo número de dados, o controle digital possibilita análise mais dinâmica de situações. Por consequência, a tomada de decisões com mais agilidade.
A Cooperativa Languiru vem estimulando e assessorando na inserção de novas tecnologias no campo. Uma das atividades que segue renovando seus procedimentos de controle é a produção de leite, negócio caracterizado pela amplitude e volatilidade. Sendo assim, são necessárias ferramentas que garantem um domínio mais arrojado.
Informações sobre material genético, partos e lactação
Recentemente o Setor de Leite do Departamento Técnico lançou o aplicativo Gestão do Leite – Produtor Languiru. O aplicativo permite o cadastro de animais e informações vinculadas à reprodução de bovinos. É possível registrar a data de inseminação, o touro utilizado, a data de secagem, o número de partos e pesagens. A partir disso se obtém informações sobre a composição do plantel, idade média do primeiro parto, média de dias em aberto e produção estimada na lactação.
O aplicativo pode ser acessado gratuitamente por todos os produtores de leite da Cooperativa. Esse acesso é realizado com o uso da matrícula e senha do Cartão Azul. Também é possível que mais produtores usem o aplicativo simultaneamente. Cada propriedade possui um código, que pode ser usado por mais matrículas, na mesma propriedade rural. O Gestão do Leite – Produtor Languiru foi desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação (TI) da Cooperativa.
Tecnologia continua sendo aprimorada
O gerente de fomento do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Mauro Eduardo Aschebrock, lembra que o mercado apresenta diferentes ferramentas de controle. Observa que o setor percebeu que era necessário disponibilizar uma ferramenta personalizada, em função do número de produtores e tamanho da Cooperativa. “Sempre existem oportunidades de ajustes e melhorias. Para nossa satisfação, estas sugestões estão surgindo dos próprios produtores, que já fazem uso do aplicativo”, ressalta.
Aschebrock revela que já está em andamento estudo para aperfeiçoamento do aplicativo. “Está prevista a inclusão de um novo módulo que permita fazer a gestão econômica e financeira da atividade.”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
#Compartilhe