Arroio do Meio inicia oferta da vacina da dengue para crianças e adolescentes
- 11/02/2026
- 0 Comentário(s)
Enfermeira Leandra Koempfer reforça que as doses já estão disponíveis para aplicação à população elegível
Arroio do Meio - A vacina contra a dengue passou a ser ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Rio Grande Sul, é oferecida à população na faixa etária de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Em Arroio do Meio, a primeira remessa de 569 doses foi recebida na semana passada e, conforme a enfermeira coordenadora de imunizações, Leandra Koempfer, as doses já estão disponíveis nos postos de saúde e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) para aplicação à população elegível. O restante das doses será repassado conforme a demanda do município, que possui cerca de 1.400 pessoas na faixa etária abrangida pela vacinação.
Leandra destaca que a vacina contra a dengue é uma ferramenta essencial no combate à doença transmitida pelo Aedes aegypti, que pode causar desde sintomas leves até formas graves e incapacitantes — e, em casos extremos, levar a internações e óbitos. A imunização reduz substancialmente o risco de adoecer e, principalmente, de evoluir para casos graves. “A escolha da faixa etária entre 10 e 14 anos decorre de dados epidemiológicos que mostram que essa é uma das faixas com maior incidência de hospitalizações e complicações no Brasil. Vacinar esse grupo é uma estratégia para reduzir o impacto da dengue entre os jovens”, pontua.
A proteção completa só é alcançada com o esquema vacinal de duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre as aplicações. É fundamental que as famílias retornem ao posto de saúde para a segunda dose no tempo certo, garantindo assim a maior eficácia do imunizante.
Benefícios da vacinação
- Diminui hospitalizações e complicações da dengue — a vacina ajuda a reduzir a chance de formas graves da doença e de necessidade de internamento.
- Ajuda a proteger toda a comunidade — quanto mais pessoas imunizadas, menor a circulação do vírus e menor a chance de grandes surtos.
- É gratuita e segura — o SUS oferece a vacina sem custo nos postos de saúde e profissionais estão à disposição para orientação.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe





