Janeiro Branco reforça a importância da saúde mental
- 15/01/2026
- 0 Comentário(s)
Geovani André Vaz encontrou na equipe da Casa Branca o apoio necessário para enfrentar um momento delicado da vida pessoal
Arroio do Meio – A campanha Janeiro Branco convida a comunidade a refletir sobre o cuidado com a saúde mental e emocional. Em Arroio do Meio, esse compromisso se materializa no trabalho desenvolvido pela Casa Branca, serviço da Secretaria de Saúde e Assistência Social, que atua como referência no acolhimento e acompanhamento em saúde mental.
Mais do que um espaço de atendimento, a Casa Branca é um local de escuta, cuidado e construção de vínculos. O operador de máquinas Geovani André Vaz encontrou na equipe o apoio necessário para enfrentar um momento delicado da vida pessoal. “Nunca tinha ido em psicólogo, mas chegou um momento em que senti que precisava de ajuda. Vim na Casa Branca e fui muito bem acolhido. O atendimento tem feito muita diferença para mim”, relata.
Além dos atendimentos individuais, o serviço desenvolve ações coletivas que fortalecem o cuidado integral. A enfermeira e Coordenadora Tatiane Marques de Castro destaca a importância desses espaços no processo terapêutico. “Os grupos e oficinas permitem que as pessoas compartilhem vivências, se apoiem mutuamente e desenvolvam estratégias para lidar com as dificuldades do dia a dia”, afirma.
O secretário de Saúde e Assistência Social, Gustavo Zanotelli, destaca que o serviço avançou significativamente no ano de 2025 com a reestruturação da equipe, ampliando os atendimentos e zerando uma fila de espera que existia. “A Administração Municipal entende que após os eventos climáticos vivenciados, a nossa comunidade é merecedora de um serviço qualificado que atende de porta aberta. Isso é cuidar bem das pessoas”, salienta o secretário, destacando ainda o engajamento da equipe para a aprovação da implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que aguarda habilitação e custeio dos governos Federal e Estadual. “A futura implantação do CAPS representa um passo significativo para ampliar a oferta de atendimentos, aumentar a carga horária de profissionais especialistas e fortalecer a rede de atenção psicossocial”, pontua.
Neste Janeiro Branco, a Casa Branca reafirma seu papel como espaço de cuidado, acolhimento e promoção da saúde mental, reforçando que falar sobre sentimentos, buscar ajuda e cuidar da saúde emocional são atitudes fundamentais para uma vida com mais equilíbrio e qualidade de vida.
Atendimentos realizados
- Mais de 500 atendimentos psicológicos em 2025
- 450 consultas médicas com foco em saúde mental (abril a dezembro de 2025)
Equipe multiprofissional
- Médicos
- Psicólogas
- Enfermeira
- Assistentes sociais
Ações disponibilizadas
- Acolhimento por demanda espontânea
- Consultas médicas e psicoterapia
- Grupos terapêuticos (ansiedade, luto, álcool e outras drogas, grupo Refletir)
- Oficinas terapêuticas (argila, crochê e jogos)
- Acompanhamento de medicação fracionada e supervisionada e visitas domiciliares
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe





