Exposição ‘Nossas Prefeituras’ celebra os 91 anos de Arroio do Meio
- 26/11/2025
- 0 Comentário(s)
Solenidade de abertura foi realizada ao ar livre e contou com a apresentação da Schtena Big Band
Arroio do Meio - Em solenidade no pátio do Museu Público Municipal – Casa do Museu, foi aberta no entardecer de terça-feira, 25 de novembro, a exposição ‘Nossas Prefeituras’. Ao som da Schtena Big Band e da composição poética da arroio-meense Maria Eduarda Köller, o público acompanhou a abertura que reuniu a comunidade e, de forma especial, os ex-prefeitos João Baptista Gasparotto, Paulo Steiner e Danilo Bruxel, familiares dos ex-prefeitos Benito Jacob Johann e Arnesto Dalpian e, representando o município-filho Nova Bréscia, o prefeito em exercício Leandro Dadalt.
O coordenador da Casa do Museu, Sérgio Nunes Lopes, conduziu a solenidade com a sensibilidade e o cuidado que marcam seu trabalho à frente do espaço. Foi ele quem apresentou cada etapa da cerimônia, contextualizando a importância da mostra e reforçando o papel do museu na construção da identidade arroio-meense.
A vice-prefeita Andréa Lange Barth, representando o prefeito Sidnei Eckert que está em viagem a Brasília, enalteceu a participação do público e o caráter festivo do encontro. “A presença de tantas pessoas hoje reforça o quanto nossa comunidade valoriza suas raízes. Esta exposição não é apenas uma mostra histórica, mas um momento de celebração coletiva, em que revisitamos nossa trajetória com orgulho e renovamos o compromisso com o futuro que estamos construindo juntos.”
O curador da exposição, Wanderlei Theves, o Xumby, lembrou que o trabalho começou muito antes da abertura oficial. “Os movimentos para esta exposição iniciam em janeiro deste ano. Foi um processo cuidadoso, que envolveu pesquisa, seleção e organização de materiais que atravessam diferentes épocas. Nosso objetivo sempre foi permitir que cada visitante percebesse a riqueza da nossa história e o quanto ela se conecta com o presente.”
A secretária de Educação e Cultura, Naiara Regina Três, destacou que a exposição mostra uma trajetória construída a muitas mãos, vozes e olhares. “Esta exposição é composta por fragmentos vivos do tempo, cenas que ajudam a compreender quem nós somos, quem fomos e os caminhos que seguimos construindo. Cada decisão pública representada nesta exposição compõe o mosaico de escolhas que moldaram o município que conhecemos hoje.”
A mostra põe em evidência fotografias dos prédios que já abrigaram o Paço Municipal — incluindo o próprio prédio do museu, onde a exposição ocorre. Também estão expostos mobiliários e objetos utilizados ao longo das administrações e a reprodução de documentos oficiais que ajudam a contar a história da gestão pública arroio-meense.
A exposição integra a programação dos 91 anos de emancipação político-administrativa de Arroio do Meio, ocorrida em 28 de novembro de 1934, por meio do Decreto Estadual nº 5.759, que delimitou o novo município com áreas de Lajeado e Encantado.
A Casa do Museu está aberta à visitação das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min. Grupos e escolas podem agendar visitas guiadas pelo telefone 3716-1166, ramal 2073, ou pelo e-mail museu@arroiodomeiors.com.br. A instituição está localizada na esquina das ruas Monsenhor Jacob Seger e Visconde do Rio Branco, no Centro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe





