Entrega da reforma da Secretaria de Educação marca mais uma etapa da reconstrução

  • 08/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Entrega da reforma da Secretaria de Educação marca mais uma etapa da reconstrução

Entrega oficial da obra contou com a presença de Paulo Pimenta e Maneco, representando o Governo Federal


Arroio do Meio - Com a presença da comunidade e de autoridades, foi realizada na tarde do último sábado, 4, a entrega oficial da reforma do prédio que abriga a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Biblioteca Municipal Barão do Rio Branco. O imóvel, atingido pela catástrofe climática de maio de 2024, passou por ampla reestruturação com investimento de R$ 511 mil do Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional. As obras, executadas entre outubro de 2024 e agosto de 2025, contemplaram substituição de forros, portas, janelas e vidros, troca de pisos, revisão elétrica, pintura e outros serviços, devolvendo ao espaço suas condições plenas de funcionamento e acolhimento à comunidade.

A cerimônia contou com a presença do deputado federal e ex-ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, e do secretário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, representando o Governo Federal. Também prestigiaram o evento os ex-prefeitos Paulo Steiner e Paulo Backes, além de lideranças do PT.

A secretária de Educação e Cultura, Naiara Regina Tres, destacou o valor simbólico do momento. “Ver este espaço reformado, cheio de vida e florido, representa a superação coletiva de um período muito difícil. Cada parede restaurada e cada sala reorganizada carrega o significado do recomeço, não apenas material, mas humano. Que este local siga sendo um ponto de encontro de ideias, de inovação e, acima de tudo, de compromisso com o futuro das nossas crianças, jovens e educadores. A reconstrução segue com fé, trabalho e amor por Arroio do Meio”, afirmou.

O prefeito Sidnei Eckert ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal, que, por meio da Defesa Civil, vem garantindo a recuperação de diversos espaços públicos e infraestruturas, como seis pontes danificadas pela catástrofe do ano passado. Ele agradeceu o apoio e o diálogo constante com os representantes federais e reforçou o significado do momento. “Hoje é um dia para festejar e agradecer. É um gesto de reconhecimento por tudo o que já foi feito e por tudo o que ainda temos a realizar para deixar Arroio do Meio reconstruído”, destacou. O prefeito lembrou ainda que outras obras seguem em andamento com recursos federais — quatro unidades básicas de saúde, uma escola em fase de licitação, além da construção da Escola Getúlio Vargas e da Escola Infantil da Barra do Forqueta, prevista para ser concluída até o fim do ano.

O secretário Maneco reforçou a importância de celebrar cada conquista após um período de tantas perdas. “Depois de tanta tragédia e sofrimento, cada avanço precisa ser comemorado. Isso mostra que é possível se reconstruir e seguir em frente”, afirmou, elogiando o trabalho do ex-ministro Pimenta e do Governo Federal.

Pimenta destacou o alcance das ações federais já implementadas. “Só na Defesa Civil temos mais de dois mil planos de trabalho em andamento. Aprendemos muito nesse processo, e essas experiências vão aprimorar procedimentos em todo o Brasil. Este prédio, no coração da cidade, é um símbolo da reconstrução. Temos orgulho de ver a força da nossa gente em recuperar e fazer melhor do que era. Só não conseguimos recuperar as vidas perdidas, mas todo o resto faremos ainda mais forte”, afirmou.

Durante o ato, a Administração Municipal também encaminhou ao Governo Federal um ofício solicitando o credenciamento dos leitos de UTI do Hospital São José.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes