Artista arroio-meense radicada em Minas Gerais expõe na Casa do Museu
- 06/10/2025
- 0 Comentário(s)

Cléo Rohenkohl é artista visual e tem sua trajetória artística marcada pela delicadeza e pela força da aquarela
Arroio do Meio - Abre no próximo dia 8 de outubro, às 19h, mais uma exposição no Museu Público Municipal de Arroio do Meio - Casa do Museu. A mostra ‘Sementes’ reúne aquarelas da artista arroio-meense Cléo Rohenkohl. Cléo reside em Minas Gerais onde atuou como dentista por 30 anos.
Conforme a artista, a série Sementes foi idealizada como uma campanha durante as enchentes de 2024. Cada aquarela foi enviada em troca de doações feitas à conta oficial do município de Arroio do Meio. “Este agir me aliviou o coração, mesmo à distância, e longe de tantos que careciam de auxílio e de muitos afetos. Com a arte, é possível capturar emoções. E nelas, trazer sementes: de esperança, de alegria, de alento, de bom ânimo. Recomeçar. Plantar de novo. Florir. Reavivar o ânimo e a coragem”.
As aquarelas ficam em exposição em uma das salas de exposição temporária da Casa do Museu até 18 de novembro. A visitação ocorre das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min. Grupos e escolas podem agendar visitas guiadas pelo 3716-1166 ramal 2073 ou pelo e-mail: museu@arroiodomeiors.com.br. A Casa do Museu está localizada na esquina das ruas Monsenhor Jacob Seger e Visconde do Rio Branco, no Centro.
Biografia da artista
Natural de Arroio do Meio, Cléo é artista visual e hoje vive em Minas Gerais. Sua trajetória artística é marcada pela delicadeza e pela força da aquarela, linguagem que escolheu para explorar a fluidez da água, utilizando sua transparência sobre diferentes tipos de papel para criar composições ao mesmo tempo delicadas e ousadas.
Cléo realizou diversos cursos de aquarela e artes visuais no Brasil e no exterior, incluindo Portugal, tem participado de exposições coletivas de destaque, como no Museu Casa Portinari (2025), a mostra no Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo (2025), em Itapecerica da Serra (2025), o projeto VOS criativa, em São Paulo (2024), o VII Salão de Aquarelas da Pinacoteca de Piracicaba (2024), entre outros. Recentemente teve uma arte classificada para fazer parte do Calendário Hahnemühle na edição de 2026. A Hahnemühle é uma empresa de fabricação de papel com sede na Alemanha, conhecida pela produção de papéis finos e artísticos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Arquivo pessoal da artista
#Compartilhe