Arroio-meenses voltam a ter acesso a mamografias pelo SUS no HSJ

  • 02/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Arroio-meenses voltam a ter acesso a mamografias pelo SUS no HSJ

Retorno das mamografias do SUS para o HSJ foi um trabalho coletivo, que envolveu a Administração Municipal, hospital e Estado


Arroio do Meio - “Só nós mulheres sabemos o quanto era difícil ir para outros municípios fazer esse exame, porque a maioria trabalha e às vezes acabava perdendo serviço. Só temos a agradecer a todos que conseguiram trazer a mamografia de volta para nosso hospital. Facilita muito fazer o exame aqui”. A afirmação de Nadir Cadore resume o sentimento de muitas mulheres de Arroio do Meio, que a partir de 1º de outubro, podem voltar a fazer o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São José.

Para marcar o retorno do serviço, depois de dois anos, foi realizado um ato simbólico na manhã de quarta-feira, 1º, no Hospital São José, com a participação de autoridades municipais e regionais, profissionais da saúde e comunidade. O coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas fez a abertura, reforçando o caráter comunitário do evento.

O secretário de Saúde e Assistência Social, Gustavo Zanotelli, frisou o significado da retomada. “É uma conquista que devolve às mulheres de Arroio do Meio o acesso ao exame em seu próprio município, evitando deslocamentos e garantindo mais cuidado e proximidade”, destacou.

O prefeito Sidnei Eckert destacou que a retomada das mamografias no HSJ era uma demanda da comunidade e enalteceu o trabalho conjunto que possibilitou a retomada do serviço. “Esse resultado só é possível graças às parcerias com o Hospital São José, o Legislativo e o Governo do Estado. É um esforço coletivo que transforma a vida das pessoas e fortalece nossa rede de saúde”, ressaltou, lembrando da participação do deputado Luciano Silveira que intermediou a audiência com a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

A coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rafaela Fagundes, destacou o avanço que o retorno representa. “Que ano para nos orgulharmos. 2025 ficou marcado pelo início de uma UTI, pelo retorno das mamografias, e isso só mostra a capacidade crescente dessa instituição e da vontade que a gestão do município de Arroio do Meio tem de cuidar e ampliar os serviços em saúde dos seus munícipes”.

O diretor técnico do HSJ, Lino Telmo Girardi, e a vice-prefeita Andréa Lange Barth exaltaram o impacto da conquista. Ambos reforçaram que o retorno dos exames é mais do que um avanço em estrutura, é um gesto de valorização da vida, da prevenção e da dignidade da comunidade.

SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ

As mamografias pelo SUS haviam sido transferidas para Encantado em setembro de 2023, por motivos técnicos. Desde janeiro deste ano, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, buscava a retomada do serviço novamente para Arroio do Meio. Em fevereiro, o Hospital São José iniciou o processo de certificação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que atesta a qualidade do mamógrafo. Após a conclusão da etapa de laudos e testes de eficiência, o projeto foi apresentado e aprovado por unanimidade em 31 de junho, na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A confirmação veio em 18 de setembro, com a publicação da resolução CIB 719/2025 no Diário Oficial do Estado, autorizando o repasse de recursos.

Serão ofertados 61 exames por mês, com agendamento nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e na Unidade Básica de Saúde Central. O agendamento das mamografias pode ser feito durante a consulta nas unidades mencionadas, quando a paciente recebe a requisição. O documento deve ser entregue na Secretaria de Saúde, que organiza o agendamento junto ao Hospital São José.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes