Arroio do Meio busca eficiência na manutenção e operação da frota
- 11/09/2025
- 0 Comentário(s)

Prefeito Sidnei Eckert e equipe avaliam custos e operação da frota, buscando mais eficiência, economia e controle estratégico no uso das máquinas e veículos do município
Arroio do Meio - O prefeito Sidnei Eckert esteve reunido nesta semana com o secretário de Obras, Rodrigo Kreutz, o coordenador da oficina, Mateus Kortz, e o coordenador do sistema de controle interno, Rafael Bruxel, para avaliar os custos e a operação da frota da Secretaria de Obras.
Nos últimos oito meses, foram investidos mais de R$ 857 mil na manutenção dos veículos e equipamentos, sendo R$ 169 mil destinados a apenas a três retroescavadeiras. Atualmente, o município conta com 14 retroescavadeiras, das quais cinco devem ir a leilão, com a projeção de que sejam adquiridas duas máquinas novas.
Das 12 retroescavadeiras em funcionamento, seis estão alocadas na Secretaria de Obras, três nas subprefeituras de Palmas, Arroio Grande e Forqueta, duas na Secretaria de Agricultura e uma nos Serviços Urbanos.
Durante a reunião, o grupo destacou a importância de aprimorar o sistema de gerenciamento da frota, de forma a permitir maior controle sobre cada máquina ou veículo. A proposta é implementar um sistema de gestão ainda mais preciso, com relatórios que apresentem dados como consumo de combustível, custos de manutenção, horas trabalhadas, durabilidade dos pneus, além de favorecer a manutenção preventiva, com um monitoramento mais estratégico dos dados.
“A gestão do parque de máquinas precisa ser cada vez mais técnica e estratégica, baseada em informações que permitam analisar o custo-benefício de cada veículo. Isso garante mais eficiência e economia ao município”, avaliou o gestor municipal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe