Exposição ‘Comam: Meio Século de Canto Coral’ pode ser conferida até setembro
- 14/08/2025
- 0 Comentário(s)

Exposição apresenta figurinos utilizados nas apresentações, partituras de músicas executadas ao longo dos anos, troféus, fotografias e recortes de jornais
Arroio do Meio - Ao som de clássicos como Nos Bailes da Vida, Canção do Amigo, Eu Sou do Sul e o hino municipal, interpretados pelo Coral Municipal de Arroio do Meio (Comam), foi aberta na noite de quarta-feira, dia 13, a exposição “Comam: Meio Século de Canto Coral”, na Casa do Museu. A mostra, aberta no aniversário de 50 anos de fundação, apresenta figurinos utilizados nas apresentações, partituras de músicas executadas ao longo dos anos, troféus, fotografias e recortes de jornais que tiveram o coral como pauta, entre outras peças.
A abertura foi conduzida pela vice-prefeita Andréa Lange Barth e o coordenador do Departamento de Cultura Paulo Haas. Além de apresentarem o histórico do Comam, ambos ressaltaram sua importância para a cultura local e as inúmeras apresentações em outros municípios. O curador da exposição, Wanderley Theves, o Xumby, falou que acompanha o Comam desde seu início, pois seus pais participaram da fundação.
O prefeito Sidnei Eckert enalteceu a história e a abnegação dos fundadores e de todos que fizeram e fazem parte do Comam e reforçou o apoio do município. “Parabéns ao Comam, que leva o nome de Arroio do Meio, pelos seus 50 anos. A Administração Municipal vai estar sempre de braços abertos e próxima para que vocês possam fazer o melhor possível”. Também fizeram uso da palavra o presidente do Núcleo Municipal de Cultura, Nairo Link, que disse ser gratificante ver a história do coral tendo continuidade e Genésio Rockenbach, único sócio-fundador que ainda atua no coral. “Se hoje estamos comemorando 50 anos é porque lá atrás fizemos algo muito consciente e concreto ao fundar o Coral Municipal de Arroio do Meio”.
A presidente do Comam, Inês Schneider, recebeu uma placa da Administração Municipal em homenagem ao meio século de história. O Comam, que é regido pelo maestro Martin Altevogt, cantou várias músicas durante a abertura da exposição e, ao final, todos cantaram parabéns, desejando vida longa ao aniversariante.
Cinco décadas de história
Conforme as notícias publicadas por ocasião da fundação do Coral Municipal de Arroio do Meio (Comam), a ideia de um coral municipal tomou corpo no primeiro semestre de 1975. A base para isso veio de corais que existiam nas igrejas luteranas, católica e no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Estas condições precedentes fizeram com que a primeira apresentação, já com plateia repleta, se desse poucos meses após a fundação.
Em novembro de 1975, três meses após a fundação, o grupo de 37 cantores regidos pelo professor Cláudio Kerbes, foi uma das atrações mais festejadas das comemorações alusivas aos 41 anos de emancipação de Arroio do Meio. A trajetória do grupo é marcada ainda pela gravação de um Long Play (LP) no início da década de 1980 e por apresentações que extrapolam os limites do município.
A exposição fica disponível para visitação até o final de setembro na Sala de Exposições do Museu Público Municipal - Casa do Museu das 8h às 11h45min e das 13h às 16h45min. Grupos e escolas podem agendar visitas guiadas pelo 3716-1166 ramal 2073 ou pelo e-mail: museu@arroiodomeiors.com.br. A Casa do Museu está localizada na esquina das ruas Monsenhor Jacob Seger e Visconde do Rio Branco, no Centro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe