Arroio do Meio lança programa de transformação educacional com foco em inovação e talentos
- 09/07/2025
- 0 Comentário(s)

Equipe da Secretaria de Educação e Cultura, liderada pela secretária Naiara Tres, o prefeito Sidnei Eckert e a vice Andréa Lange Barth, com o consultor Paulo Renato Ardenghi e Rafael Bechelin, integrante de sua assessoria técnica
Arroio do Meio - Com a presença de educadores, autoridades e comunidade escolar, Arroio do Meio deu um passo importante para o futuro da educação pública municipal na noite da última terça-feira (8), em evento realizado no Salão da Comunidade Cristo Rei, do bairro Aimoré. O programa Educação Inovadora – Talentos em Movimento, foi lançado com uma proposta ousada de transformação da rede, construída a partir da escuta ativa de 139 profissionais da educação e guiada por dados, evidências e compromisso com o desenvolvimento local.
O prefeito Sidnei Eckert destacou que a educação é um dos grandes pilares para o desenvolvimento do município e que a inovação, tão presente na iniciativa privada, que futuramente vai acolher os estudantes no mercado de trabalho, precisa ser uma realidade nas salas de aula. “Queremos fazer uma educação cada vez melhor e, para isso, precisamos avançar, buscar novas ferramentas para transformar nossos ambientes de aprendizagem, valorizando os talentos dos nossos estudantes e preparando-os para o futuro”.
A secretária de Educação e Cultura, Naiara Tres, frisou que a educação de Arroio do Meio está em constante movimento coletivo, feito de escuta, técnica, compromisso e coragem. “Arroio do Meio será um território que aprende, se desenvolve e forma talentos. Não buscamos apenas elevar índices. Buscamos formar cidadãos críticos, criativos e preparados para um mundo em constante transformação”, afirmou.
O escopo do projeto foi apresentado pelo professor e especialista em inovação, Paulo Renato Ardenghi, que foi contratado pelo município para auxiliar no desenvolvimento do projeto, e falou sobre tendências e desafios da educação contemporânea. Ardenghi defendeu que a escola precisa acompanhar as revoluções que já moldam o mundo atual, como a tecnológica, a digital, a da sustentabilidade e a do bem-estar. Segundo ele, apenas a educação é capaz de articular essas transformações de forma concreta e duradoura. “Investir em educação é o maior ato de confiança em um futuro que ainda não existe, mas que juntos podemos criar”, afirmou.
Com base em experiências bem-sucedidas como a do município de Encantado, que avançou mais de 50 posições no ranking do IDEB após implementar ações inovadoras, Arroio do Meio projeta, até 2040, tornar-se referência nacional em educação inovadora. A proposta está estruturada em quatro grandes missões: elevar a aprendizagem e os indicadores educacionais; valorizar e desenvolver os profissionais da rede; transformar as escolas em ambientes vivos de aprendizagem; e construir um ecossistema de talentos que conecta a educação às novas economias e ao setor produtivo.
Na prática, o programa já começa a sair do papel. Entre as primeiras ações estão reformas em escolas-piloto, clubes de projeto no contraturno, início de formações docentes, implantação de metas para diretores e adesão a plataformas inovadoras de ensino, como o Elefante Letrado. Além disso, Arroio do Meio foi selecionado pela Fundação Lemann para receber investimentos em conectividade escolar.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe