1ª Conferência Municipal debate direitos e protagonismo da pessoa idosa
- 26/06/2025
- 0 Comentário(s)

Conferência foi realizada na segunda-feira, no Seminário Sagrado Coração de Jesus
Arroio do Meio - Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, Arroio do Meio realizou sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na segunda-feira, dia 23, no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Promovido pela Administração Municipal e pelo Conselho Municipal do Idoso, o evento reuniu diretorias de grupos de convivência, profissionais de saúde e assistência social, além de agentes de saúde.
Na abertura, o prefeito Sidnei Eckert destacou a contribuição das pessoas idosas para a sociedade e a evolução das últimas décadas, com a criação dos grupos de convivência e diversas ações voltadas à qualidade de vida da população com mais de 60 anos. O discurso foi reforçado pela vice-prefeita Andréa Lange Barth, o secretário de Saúde e Assistência Social Gustavo Zanotelli e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Lansing.
A coordenadora do Conselho Municipal do Idoso, Veridiana Frigieri, liderou os trabalhos da tarde, que contou com a presença de três palestrantes. A coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul, Cátia Siqueira, destacou a importância de garantir “Direitos, Dignidade e Protagonismo na Melhor Idade”. Segundo ela, é essencial fortalecer a participação ativa dos idosos na sociedade, promovendo seu papel como protagonistas das próprias histórias.
A assistente social Fátima Luciane Leal Machado apresentou propostas para o fortalecimento das políticas públicas municipais voltadas à população idosa. Entre as deliberações discutidas, destacam-se a ampliação de serviços de proteção social, como Centros de Convivência e Instituições de Longa Permanência (ILPIs), e a promoção de capacitações para profissionais que atuam diretamente com idosos. Outro ponto relevante foi abordado pelo professor Cristiano Silva, que falou sobre o Junho Violeta, mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa.
A coordenadora Veridiana Frigieri destaca que as deliberações aprovadas na conferência incluem propostas como a garantia de dotação orçamentária específica para a população idosa, a ampliação da participação da pessoa idosa na construção de políticas públicas e o fortalecimento do Conselho Municipal do Idoso. Essas iniciativas serão encaminhadas às conferências estadual e nacional, contribuindo para a formulação de políticas mais amplas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe