Solenidade marca o início do funcionamento da UTI do Hospital São José
- 24/06/2025
- 0 Comentário(s)

Prefeito Sidnei Eckert destacou o engajamento comunitário e a parceria do Executivo e Legislativo e ao longo do projeto para a implantação da UTI
Arroio do Meio - Uma solenidade que contou com a presença de autoridades, integrantes da Rede de Saúde da Divina Providência, profissionais de saúde e comunidade, marcou o início da operação dos 10 leitos adultos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São José (HSJ) na tarde da segunda-feira, 23 de junho. Os leitos entram em atividade com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Inverno Gaúcho com Saúde. A estrutura física da UTI foi concluída em 2022 e o parque tecnológico, com todos os equipamentos, foi entregue em março do ano passado.
O prefeito Sidnei Eckert lembrou que a história do hospital é comunitária e que todas as gestões municipais têm sido parceiras ao longo dos anos, primando pela saúde das pessoas. Destacou que a semente da UTI foi plantada em 2012, sendo um projeto que teve sequência com outros dois prefeitos, Klaus Werner Schnack e Danilo Bruxel. “Arroio do Meio hoje entra em um patamar diferente da história dos municípios gaúchos e brasileiros, ao ter uma UTI no Hospital São José, da Rede de Saúde da Divina Providência. E quem ganha com isso são as pessoas”, afirmou, observando que não é comum um município de 22 mil habitantes contar com uma UTI.
A presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, a Irmã Inês Pretto, ressaltou a importância das parcerias e agradeceu a participação da comunidade e de todos os entes públicos envolvidos. Reforçou que a missão maior é o amor cuidadoso à vida. “Desejo que esse novo momento do Hospital São José possa ser muito abençoado”.
O deputado estadual Luciano Silveira frisou que a abertura da UTI é um marco para a história e a saúde de Arroio do Meio e de toda região, que contribuíram para a estruturação física. Também reforçou o empenho da Administração e a receptividade da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para a abertura dos leitos.
A Secretária Adjunta de Saúde Ana Costa, que representou a Secretária Arita Bergmann, dimensionou que a abertura dos leitos de UTI só é possível em virtude do ajuste financeiro pelo qual passou o Estado, com a participação da Assembleia Legislativa. Exaltou a iniciativa da Rede de Saúde da Divina Providência, equipe hospitalar, município e toda a comunidade. Mencionou que é um alento ter mais leitos de UTI neste momento em que as síndromes respiratórias preocupam, reforçando a importância da vacina contra a gripe.
O presidente da Comissão Arroio do Meio Pró-UTI, Joner Kern, reforçou o empenho de toda a comunidade e dos integrantes da comissão para que o sonho se tornasse realidade. Lembrou que a mobilização iniciou em um momento delicado, durante a pandemia, e que as pessoas abraçaram a causa, cada um doando o que podia. Destacou o simbolismo do menino que levou seu cofrinho ao hospital e doou suas economias para a construção da UTI e como a união de esforços foi decisiva para efetivar os 10 leitos que vão ajudar a salvar vidas.
Após a solenidade, realizada no salão de eventos do HSJ, autoridades foram até a UTI para o descerramento da fita inaugural. O padre Décio Weber fez a bênção do espaço, que na tarde desta terça-feira, 24, já conta com três pacientes internados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Arthur Vargas/SES
#Compartilhe