Museu em Movimento’ transforma história em experiência viva para estudantes

  • 13/06/2025
  • 0 Comentário(s)

Museu em Movimento’ transforma história em experiência viva para estudantes

No cemitério católico de São Caetano os alunos aprofundam o conhecimento sobre João Gerhardt, o primeiro imigrante alemão no município


Arroio do Meio - Uma iniciativa inédita do Museu Público Municipal de Arroio do Meio – Casa do Museu em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e escolas, coloca a história em movimento, literalmente. O projeto ‘Museu em Movimento’ proporciona aos alunos uma aula de campo interativa, unindo educação patrimonial e vivência prática.

As primeiras aulas a bordo do ônibus escolar foram realizadas na sexta-feira, dia 6, com os alunos do 4º ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Beda Körbes e na quarta-feira, dia 11, com os estudantes do 3º, 4º e 5º ano da Emef Itororó.

Conforme o coordenador da Casa do Museu, Sérgio Nunes Lopes, o roteiro conduz as turmas por pontos estratégicos que marcaram ocupação antrópica no município, abrangendo desde os povos indígenas até as migrações contemporâneas. A atividade ainda conta com a participação dos professores das turmas envolvidas e das supervisoras da Secretaria de Educação e Cultura, Vanessa Schneider e Mara Betina Forneck.

Durante o trajeto, os estudantes percorrem locais históricos como a Ponte de Ferro, o sítio arqueológico e o cemitério de São Caetano – onde está sepultado João Gerhardt, o primeiro imigrante alemão, além da comunidade quilombola no Morro São Roque, local onde as turmas interagem com Eliana Voigtlander, descendente do Vovô Theobaldo, fundador do quilombo. A experiência é completada no Museu e na praça central, proporcionando um mergulho na história local. Além das experiências e diálogos nos pontos de desembarque, no interior do ônibus alunos registram no mapa os lugares visitados, auxiliam na montagem de uma linha do tempo no teto do ônibus, participando ativamente da construção do aprendizado.

O projeto foi inscrito na Semana Nacional de Museus, transcorrida entre 12 e 18 de maio, e recebeu a chancela do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O calendário prevê novas turmas em 26 de junho, 7 de julho, 15 e 20 de agosto e 11 e 19 de setembro, incluindo estudantes das escolas Dona Rita, São Caetano e Barra do Forqueta.

Além de inovar na abordagem educativa, o ‘Museu em Movimento’ reforça o papel do patrimônio histórico como ferramenta de conexão entre passado e presente, envolvendo alunos de forma prática e participativa. “A iniciativa é da Casa do Museu e da Secretaria de Educação e vai ao encontro do trabalho feito pelos professores. A visita a estes locais que guardam a nossa história é importante justamente para reforçar o trabalho feito em sala de aula”, destaca o Sérgio.

“É muito bonito ver o quanto ações como o ‘Museu em Movimento’ despertam nos alunos o interesse real pela história. Eles aprendem de forma ativa, integrada, se reconhecendo no território onde vivem. O brilho no olhar durante cada parada mostra que esse é o caminho para uma educação mais envolvente”, reforça Vanessa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Vanessa Schneider

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes