Poder Público e comunidade debatem Bolsa Família e a mão de obra em Arroio do Meio

  • 15/01/2025
  • 0 Comentário(s)

Poder Público e comunidade debatem Bolsa Família e a mão de obra em Arroio do Meio

Com auditório lotado, segunda reunião comunitária trouxe tema relevante para debate coletivo


Arroio do Meio - Com o objetivo de democratizar informações sobre a atual situação do Programa Bolsa Família no município e aproximar a classe empresarial da assistência social, a administração municipal promoveu a segunda reunião comunitária do ano. O evento foi realizado na noite da última terça-feira, 14, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam), e contou com a presença de empresários, lideranças, entidades e comunidade em geral.

O prefeito Sidnei Eckert deu início aos trabalhos, salientando que o objetivo do município é ouvir os empresários, verificar carências e organizar formações específicas nas áreas com oportunidades em aberto. “A ideia é criar uma discussão de como podemos motivar essas pessoas a buscar oportunidades no mercado de trabalho, que lhe proporcionem condições mais prósperas e consistentes”, afirma.

Em seguida, a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) explanou dados sobre o Bolsa Família para o público, revelando que atualmente, o programa do Governo Federal possui 534 beneficiários no município, incluindo muitos beneficiários na faixa etária produtiva para exercer atividades profissionais. “O Bolsa Família deveria ser um complemento de renda, mas atualmente representa renda fixa para algumas famílias”, afirma a assistente social, Natália Capitanio.

A partir das ideias levantadas na reunião comunitária e diante do atual cenário local, ficou acordado que a administração municipal, em parceria com o Cras, empresas e lideranças locais, vão construir estratégias e formas de reinserção destas pessoas no mercado de trabalho, através de programas de qualificação e preparo da mão de obra, com o objetivo de diminuir o número de beneficiários, e, principalmente, promover melhores condições de qualidade de vida e possibilidades de prosperidade para estas famílias, suprindo, em contrapartida, a falta de mão de obra no município.

“Nossa missão é construirmos juntos uma transição consistente, com a oferta de cursos técnicos e de qualificação, considerando que a migração de um benefício assistencial para a formalidade do mercado de trabalho, vai muito além da simples melhoria financeira, porque proporciona autonomia econômica para estas famílias, com oportunidades reais de desenvolvimento profissional, autoestima, aquisição de novas habilidades e estabilidade financeira, o que impacta diretamente na qualidade de vida dessas pessoas, com crescimento significativo para o município e a sociedade como um todo”, ressalta Eckert.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Daiane Kalsing

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes