Hospital Estrela conta com Posto de Coleta de Leite Humano

  • 13/08/2024
  • 0 Comentário(s)

Hospital Estrela conta com Posto de Coleta de Leite Humano

Entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram coletados 84 litros de leite materno no Hospital Estrela. Cada litro de leite materno pode beneficiar até dez recém-nascidos por dia


O Hospital Estrela, da Rede de Saúde da Divina Providência, conta com Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), permitindo que as mamães possam esgotar seu leite materno para ofertar para seus filhos internados na UTI Neonatal. Segundo a coordenadora do PCLH, nutricionista Alice Beuren, o volume de leite materno excedente pode ser doado e beneficiar outros bebês que, por algum motivo, não possam ou não consigam receber o leite da sua própria mãe.

Por meio de convênio, o leite não utilizado pelos bebês internados na instituição pode ser enviado para o Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, de Porto Alegre. Lá, ele é analisado, pasteurizado, submetido a um rigoroso controle de qualidade e distribuído, de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido.

Neste Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, Alice reforça que a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais. Também dá a oportunidade a esses bebês de iniciarem com o alimento ideal desde as primeiras horas de vida.

Entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram coletados 84 litros de leite materno no Hospital Estrela. Cada litro de leite materno pode beneficiar até dez recém-nascidos por dia, pois as necessidades nutricionais variam, conforme o tempo de vida e peso da criança.

Doação de leite

O Posto do Hospital Estrela está apto a receber doações de leite materno das mulheres que produzam mais leite do que o consumido por seus bebês. Alice conta que, por questões de segurança, há uma série de cuidados que devem ser observados, a fim de que o produto esteja nos critérios de doação exigidos pela rede brasileira de Bancos de Leite Humano

“O armazenamento do leite coletado em casa deve ser feito em potes de vidro com tampa plástica, previamente, esterilizados e colocados no freezer”, esclarece a nutricionista, que incentiva as mães a doarem. O leite precisa chegar até o hospital com, no máximo, cinco dias de coleta e estar congelado, para ser encaminhado para Porto Alegre. O transporte do leite humano coletado deverá ser feito em bolsa térmica com gelox.

O horário de recebimento no Hospital Estrela é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. As dúvidas podem ser tiradas pelo fone (51) 3712-7500, junto ao Posto de Coleta de Leite Humano. A doadora deve estar com os exames de anticorpos Anti-HIV; Anti-Toxoplasmose - IgG e IgM, Antígeno Austrália (HBSAG) e VDRL no SORO (Sífilis) válidos em dia. Caso os exames já tenham passado de seis meses da última data registrada na carteira de pré-natal, deverão ser refeitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Rede de Saúde da Divina Providência
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes