Plano de retomada econômica para municípios afetados por enchentes é lançado por Sebrae RS e Grupo Aquila
- 09/02/2024
- 0 Comentário(s)
Intenção é que seja uma ferramenta de apoio para o poder público priorizar as ações em 2024 (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari - O Sebrae RS, em parceria com o Grupo Aquila, está implementando um Plano de Retomada Econômica destinado a alguns municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O programa, estruturado em quatro fases, visa identificar, direcionar, capacitar e gerir de forma organizada as melhores práticas para a reestruturação e retomada econômica dessas localidades.
Fases do Plano
Diagnóstico: Utilizando a Plataforma IGMA são analisados 67 indicadores em áreas como Eficiência Fiscal, Educação, Saúde, Infraestrutura, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico.
Mentoria: Desdobramento do diagnóstico em conjunto com os municípios, acompanhamento remoto e presencial e suporte técnico por especialistas.
Diagnóstico dos Repasses Públicos: Levantamento completo para orientar solicitações de repasses estaduais e federais, considerando programas existentes.
Capacitação: Lives e workshops para divulgar estudos, orientações e treinamentos das fases anteriores.
O período de estruturação deste plano é dezembro de 2023 a maio de 2024 e engloba os municípios de Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Colinas. O plano visa oferecer suporte abrangente aos municípios, impulsionando a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável diante das adversidades das enchentes.
Para o Prefeito de Muçum, Mateus Trojan, este trabalho está sendo muito importante para os municípios, pois irá ajudar a otimizar a gestão, a fazer com que o município seja mais assertivo e eficiente nas ações que consiga organizar os processos e elevar o patamar de cada uma das prestações de serviço que faz, especialmente dentro do contexto atual que se vivencia. Mateus reforça ainda a importância da parceria, pois não trará custos ao município que agregará com certeza na questão da qualificação da gestão.
Liane Klein, gerente da região Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae RS, pontua que a intenção com o Plano de Retomada Econômica em 8 municípios atingidos pelas grandes enchentes de 2023 é que seja uma ferramenta de apoio para o poder público priorizar as ações em 2024, baseado em importantes indicadores e que será construído a várias mãos, incluindo a sociedade civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae RS
#Compartilhe