Legislativo e Executivo arroio-meenses discutem área a ser destinada a órgãos de segurança

  • 31/10/2023
  • 0 Comentário(s)

Legislativo e Executivo arroio-meenses discutem área a ser destinada a órgãos de segurança

A delegada titular da Polícia Civil local, Dieli Caumo Stobbe, frisou que certamente a melhor opção seria ficar no centro da cidade, contudo, não foi possível, sendo a melhor opção o terreno em discussão (Foto: Marcio Steiner)


Arroio do Meio - Nesta segunda-feira, dia 30, o Poder Legislativo de Arroio do Meio, que tem a frente o presidente Paulo Heck (MDB), convidou interessados para reunião visando a discussão de um projeto, este pertinente aos principais órgão da segurança pública do município, ou seja, a Brigada Militar e a Polícia Civil.

Foi debatido o projeto 092 que está baixado e sob análise das comissões internas da câmara, que autoriza a desafetação de uso especial para domínio de imóvel público e autoriza a sua doação. O terreno urbano, de propriedade do Município, com a superfície de 5.713,21 m², sem benfeitorias, está localizado no Loteamento Altos da Medianeira II, no Bairro Medianeira. A área especificada no projeto visa ser destinada para que o Estado do Rio Grande do Sul construa as novas sedes da Brigada Militar e Polícia Civil, que tiveram suas sedes destruídas devido à enchente dos dias 4 e 5 de setembro.

A matéria entrou em regime de urgência na última sessão ordinária, e teve pedido de vistas do vereador Rodrigo Kreutz (MDB). O legislador justificou algumas dúvidas e questionamentos provenientes da comunidade, questionando se o local oferecido realmente é o ideal. Ainda, devido ao curto tempo para o debate e sua análise. O legislador ainda comentou a importante presença dos órgãos policiais a serem beneficiados, para colocarem se é ou não um bom local.

Também presente no encontro, o prefeito Danilo Bruxel salientou que o projeto vai nortear questões da segurança pública para os próximos anos. Lembrou que atualmente tanto a PC quanto a BM estão em locais provisórios, ou seja, na Casa de Cultura e na Secretaria da Educação, respectivamente.

Abordando a questão do local oferecido ao estado para edificação, o prefeito assinalou que não há outro local no Centro que tenha espaço suficiente. Disse que a quadra do antigo CNC até poderia ser uma alternativa, mas que o espaço ainda pertence a União.

O secretário municipal Valdecir Crescêncio colocou que cerca de uma semana depois da cheia iniciou-se as tratativas quanto a possibilidade de cedência de algum terreno. Acrescentou que foram visitados vários locais. No seu ponto de vista, o local escolhido não é o mais adequado, contudo, em comparação com o anterior, vai ficar quase que na mesma distância do centro. “Existem critérios e hoje é o melhor que o município tem para oferecer aos órgãos”.

O vereador Paulo Heck (M¦DB) avalia que a melhor área seria na Rua Caribe, atrás do mercado da Dália, no Bairro Dom Pedro II. Crescêncio esclareceu que a referida área, mesmo momentaneamente inutilizada, já foi destinada para a comunidade, em gestão anterior. Heck observa que tal área daria mais agilidade para que a polícia acesse a área central da cidade, tendo em vista que a oferecida está do lado oposto da ERS-130. Por outro lado, Valdecir assinala que uma nova cheia impede o melhor deslocamento para os pontos centrais.

O secretário observa ainda que a área do Medianeira ainda não tem destinação por escrito para qualquer entidade ou comunidade, o que facilita os trâmites. Ele reforça que é necessária a agilidade por parte do município, para deixar tudo pronto para quando vier o recurso para construção.

A delegada titular da Polícia Civil local, Dieli Caumo Stobbe, frisou que houve a solicitação do Estado para que se arrumasse o quanto antes um terreno para construção de uma sede, com verba vinda da união. Disse que não se sabe quando vem o dinheiro. Assinalou que certamente a melhor opção seria ficar no centro da cidade, contudo, não foi possível, sendo a melhor opção o terreno em discussão.

O comandante da Brigada Militar, capitão Jorge Engster, reforçou que foram demandados com certa urgência para busca de um terreno, com a promessa de recursos para construção de um prédio novo. Ele concorda que os órgãos de segurança deveriam estar mais próximos do centro e da comunidade, contudo, foi escolhido o mais ideal e viável para o momento.

O vereador Vanderlei Majolo (Progressistas) acrescentou que houve muitas dúvidas a respeito da localização, contudo, que não há nada melhor. Além disso, avalia que será positivo caso venha recurso para a construção de um prédio, o que poderá garantir que as sedes desses órgão policiais se mantenham no município

O legislador suplente Gilmar Ost (Progressistas) assinalou que devam ser avaliados os pontos positivos, que a Medianeira é uma extensão do centro, com acesso fácil para a maioria dos bairros.

Ainda a respeito da área sugerida por Heck, na Dom Pedro II, o prefeito não descartou a possibilidade e sugeriu que se faça uma avaliação. “Se os órgão e a comunidade entenderem que é a melhor área e aceitarem, podemos evoluir”.

O secretário Valdecir Crescêncio acordou que levará os órgãos no local para realizar uma avaliação na próxima quarta-feira (1), e se houver um acordo entre as partes solicitará a retirada do projeto atual que deverá estar na ordem do dia.

O vereador licenciado José Elton Lorscheiter, o Patera (Progressistas) avalia que independente das áreas citadas, não mudará o tempo/resposta da polícia. Por outro lado, Kreutz avalia que na Dom Pedro II seria melhor para o acesso ao centro da cidade, devido ao movimento da ERS-130.

Ao final, o prefeito reforçou que o centro da cidade está limitado em termos de áreas. Além disso, neste momento também há grande preocupação de garantir a moradia para as pessoas que ficaram sem local para morar.

Já o presidente da casa assinalou que a distância dos dois pontos citados na discussão do centro da cidade é de aproximadamente 3,8 km. Mas que sua grande preocupação é a necessidade de atravessar a ERS-130.

A matéria deverá estar na ordem do dia da sessão desta quarta-feira, dia 1º de novembro, que inicia às 18h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes